top of page

O lugar

 

A Cova do Vapor é uma comunidade piscatória localizada na margem sul do Tejo, onde o rio encontra o mar. Destaca-se pelo seu forte sentido de comunidade e uma herança arquitetónica única, baseada numa tradição de auto-construção.

 

A Cova do Vapor surgiu nos anos 40 e continua a ser habitada maioritariamente por pescadores. Foi erguida pelos seus habitantes, e por isso apresenta caraterísticas arquitetónicas únicas.

 

Situada numa zona de grande erosão costeira (nas margens da foz do rio Tejo e banhada pelo oceano Atlântico a sul) sempre registou recuos significativos na linha de costa. Desde os finais dos anos 40, os moradores tiveram que deslocar e reconstruir as suas casas várias vezes.

Hernâni Pereira, antigo presidente da Associação de Moradores conta que as casas eram transportadas por juntas de bois: “O Manuel da Fruta é que mudava as casas. Umas desmontavam-se, outras vinham inteiras”. *1

 

A Cova do Vapor ainda hoje mantém uma tradição de arquitetura informal, com construções relativamente precárias que foram construídas de forma espontânea, “às vezes sem se perceber onde é que começam umas e acabam as outras.” *2

 

Estando situada em domínio público marítimo, a Cova do Vapor não foi abrangida nos processos de legalização de áreas de génese ilegal. No entanto, a falta de apoios governamentais levou a que a comunidade desenvolvesse uma grande capacidade de resolver problemas pelos seus próprios meios, através de uma grande coesão social e fortes laços de solidariedade.

 

Além de construírem as suas próprias casas, todos os habitantes contribuiriam para a construção das redes de água, eletricidade e alcatroamento das ruas principais da localidade.

 

Nos últimos anos a Cova do Vapor tem sido tema recorrente de pesquisas académicas e investigações artísticas.

 

Em 2011, os arquitetos Filipe Balestra e Sara Göransson, iniciaram aqui o projeto TISA – The Informal School of Architecture. Durante este projeto, estudantes de arte e arquitetura trabalharam no mapeamento e na construção de uma maquete da Cova do Vapor, com a ajuda dos habitantes locais.

 

Em 2013 realizou-se a Casa do Vapor, fruto de uma parceria do coletivo Exyzt com a Associação Ensaios e Diálogos e a Associação de Moradores da Cova do Vapor - Esta construção efémera serviu de ponto de encontro para a comunidade local e visitantes de fora. (para mais informação consultar  http://www.casadovapor.org/pt/)

 

No seguimento deste ultimo projecto, a Associação Ensaios e Diálogos  e a Associação de Moradores da Cova do Vapor juntaram forças e criaram a Biblioteca do Vapor. Esta biblioteca situada na Cova do Vapor  é gerida pelos moradores e outros voluntários ao mesmo tempo que faz parte da rede de bibliotecas de Almada.

(para mais informação consultar  http://bibliotecadovapor.org/)

 

*1 In CEREJO, José António Cerejo, Uma relíquia chamada Cova do Vapor, PÚBLICO,
28/04/2002

 

 

History of the place

Angella Caldeira Photography

Angella Caldeira Photography

COVA DO VAPOR

bottom of page